Notícias

Localização e transporte para os treinamentos 08/06/2016

Prezados Congressistas,

Já foram divulgados os locais onde cada um dos treinamentos será realizado (ver aba Treinamentos). Haverão dois ônibus que sairão do Terminal de Integração para transportar os congressistas que vão ao IFPB e SENAI para os treinamentos. No dia 11/06, o ônibus irá partir às 8:15h e nos demais dias às 7:15h. Aproveitem a carona!

SENAI

Rua Nilo Peçanha, 330, Bairro da Prata

IFPB

Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671, Bairro Dinamerica

Programação completa do CBCFD 2016 26/05/2016

A Comissão Organizadora tem o prazer de anunciar a programação completa do CBCFD 2016!

Veja em: http://cbcfd.com.br/br/node/1552

Vagas nos treinamentos do CBCFD 2016 18/05/2016

Prezados congressistas,

Ainda existem vagas disponíveis nos treinamentos oferecidos no I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional, a ocorrer entre 11 e 13 de junho de 2016 em Campina Grande. Os treinamentos abordam diferentes tópicos sobre CFD e serão ministrados por grandes especialistas na área. Não perca essa oportunidade!

 

 

Prazo para inscrição com desconto estendido! 03/05/2016

Prezados Congressistas,

A Comissão Organizadora do I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional estendeu o prazo para a inscrição com desconto no evento! O desconto será válido até 07/05/2016. Não deixe a oportunidade passar!

Veja mais em: http://cbcfd.com.br/br/node/1292

Nos vemos em Campina Grande!

Comissão Organizadora do CBCFD 2016

Prazo para inscrição com desconto! 22/04/2016

Prezados,

O I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional – CBCFD 2016 (www.cbcfd.com.br) é um evento pioneiro no Brasil e conta com a presença dos maiores profissionais da área. A EMBRAER, a terceira maior fabricante de aviões do mundo, participará do evento, assim como os maiores fornecedores e desenvolvedores de software, que estarão, também, ministrando cursos, apresentando trabalhos e participando de discussões intelectuais em mesas redondas.

 Atualmente, um engenheiro com qualificação em CFD é um profissional diferenciado, com maior empregabilidade e maiores salários.

 E você vai ficar de fora? Não perca tempo! Inscreva-se até 30/04/2016 e aproveite os valores da taxa de inscrição com desconto!

Esperamos encontrá-lo no CBCFD 2016, que ocorrerá em Campina Grande – PB, de 11 a 13/06/2016. 

Comissão Organizadora CBCFD 2016

Adiado o prazo para submissão dos trabalhos 18/03/2016

Caros congressistas,

A Comissão Organizadora do I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional estendeu o prazo para submissão dos trabalhos até o 28/03/2016. Aproveite essa chance para preparar o seu trabalho!

Ver mais em Datas Importantes 

Seção de Trabalhos Técnicos

Palestra do Dr. Enda Bigarella, Embraer 08/03/2016

O I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional confirma a palestra do Dr. Enda Bigarella, da Embraer.

O Uso de CFD no Projeto Aerodinâmico de Aeronaves na Embraer

Dr. Enda Dimitri Vieira Bigarella
Chief Engineer Office - Aerodynamics & CFD
Embraer - São José dos Campos

Sinopse da palestra:

Ferramentas de simulação numérica se tornaram parte inquestionável do processo de desenvolvimento de novos e complexos produtos. As vantagens são inúmeras como, por exemplo, permitir um número maior de conceitos de projeto a serem testados ainda num ambiente virtual, evitando custos altos de fabricação e eventual reprojeto; integração em ciclos complexos de otimização multi-disciplinar (MDO); promover a análise de conceitos disruptivos com níveis adequados de confiabilidade de desempenho, entre outros. O projeto de aeronaves não é diferente, e técnicas de simulação numérica de escoamentos (CFD) é parte fundamental do dia-a-dia do engenheiro. No caso da aerodinâmica de aeronaves, por se tratar de um problema altamente não-linear, ferramentas de CFD se integram a outras técnicas de análise aerodinâmica, como ensaios em túnel e ensaios em voo, de uma forma simbiótica, em que se busca através da simulação ampliar o entendimento dos comportamentos obtidos em ensaios e, através dos ensaios, promover a extensão da validade de aplicação das ferramentas de simulação. As ferramentas de CFD, nesse escopo, permitem a busca do produto ótimo através de MDO e uma maior previsibilidade das metas de desempenho das aeronaves. O engenheiro de CFD e Aerodinâmica da Embraer acompanha a evolução do projeto da aeronave desde os primeiros desenhos em CAD até o fechamento dos ensaios em voo para certificação do desempenho aerodinâmico.

ESSS - Apoio ao evento 08/03/2016

É com prazer que a comissão organizadora anuncia o apoio da ESSS ao I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional, a ser realizado em Campina Grande. Representante oficial na América do Sul de diversos pacotes de CAE com destaque no mercado internacional, como ANSYS CFX e Fluent, Ensight, modeFrontier entre outros.

Conheça um pouco da ESSS

A Engineering Simulation and Scientific Software surgiu com o objetivo de estabelecer um elo entre a produção científica desenvolvida nas universidades e a aplicação deste conhecimento na indústria, trazendo ao mercado o dinamismo e o espírito investigativo do meio científico, além da busca constante pela excelência na qualidade de seus serviços.

Criada em 1995, a partir do Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor da UFSC, renomada universidade federal brasileira, a ESSS iniciou suas operações com o desenvolvimento de softwares customizados para diversos setores do Centro de Pesquisas da Petrobras, com o qual realiza até hoje atividades de P&D nas áreas de exploração, produção, refino e distribuição de petróleo e derivados. 

Atualmente, mais de 300 profissionais de 50 departamentos da Petrobras utilizam as soluções fornecidas pela ESSS e uma média de 200 profissionais da estatal participam anualmente dos treinamentos oferecidos pelo Instituto ESSS de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação.

No total, a ESSS possui mais de 500 instituições como clientes nos mais diversos segmentos da indústria sul-americana, entre os quais de óleo e gás, aeroespacial, automotivo, metal-mecânico, geração de energia, turbomáquinas, processos químicos e mineração.

ATS - Apoio ao evento 04/03/2016

A comissão organizadora do I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional tem o prazer de anunciar o apoio da ATS, Aerothermal Solutions and Software Distributor, ao evento.

A ATS combina técnicas computacionais com metodologias da engenharia tradicional para oferecer projetos únicos com resultados confiáveis e precisos, trabalhando com engenharia de produtos para a indústria aeroespacial (EMBRAER, AVIBRAS, BRASCOPTER, HARTZELL), e com equipamentos e processos para a indústria pesada (BRASKEN, PETROBRAS, ANGLOAMERICAN, VALE, VOTORANTIM).

Na indústria aeroespacial, atua desde o pré-projeto com estudos conceituais, nas fases do produto (JDP, PDR, CDR), planejamento e ensaios, até a análise dos resultados, tanto na criação, quanto na modificação e upgrade de equipamentos existentes, e também em projetos de certificação ANAC, FAA, EASA e TC.

Na indústria pesada, atua na consultoria em engenharia térmica e de combustão, resolução de dificuldades operacionais por metodologia científica, diagnóstico e análise de eficiência de equipamentos, sistemas e plantas, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e sistemas e análise de CFD. Além disso, opera em modelagem e simulação térmica, especialmente nos processos que envolvem combustão de líquidos e gases, emissão e dispersão de poluentes, queima de biomassa, gaseificação e processos químicos, e com os queimadores industriais, trocadores de calor, caldeiras e fornalhas, fornos metalúrgicos, geradores de ar quente, tubulações e câmaras de combustão.

A ATS possui competências em engenharia de sistemas fluidos; mecânicos e térmicos; ensaios em voo e solo; estruturas, aerodinâmica; equipamentos de solo (GSE) e equipamentos de suporte à fabricação de montagem.

Todo este expertise levou a empresa a ser distribuidora exclusiva no Brasil de softwares de destaque no mercado mundial: Metacomp CFD++, Tecplot 360EX, iChrome Nexus, Ennova Mesh Generation.

Com o diferencial de prestar uma consultoria completa, trabalhando lado a lado dos clientes para resolver problemas e criar soluções para as indústrias aeroespacial e pesada.

Palestra do Prof. Sávio Vianna 01/03/2016

O Prof. Sávio Sousa Venancio Vianna confirmou sua palestra no I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional.

Quando o custo computacional da análise CFD é alto demais. Soluções e alternativas para uma análise confiável.

Prof. Dr. Savio S.V. Vianna
School of Chemical Engineering
University of Campinas - UNICAMP

Sinopse da palestra:

Durante as várias etapas de projeto, desde a fase conceitual até a fase final, a demanda por respostas dentro de uma escala de tempo  razoável é um fator importante em projetos de engenharia. Estudos de que consideram a aplicação de fluidodinâmica computacional na maioria das vezes agregam valor e um grau mais acurado de modelagem do processo físico em questão. Por outro lado, o nível de detalhamento da geometria, a complexidade da física do fenômeno e o tamanho do domínio computacional podem acarretar em um tempo computacional demasiadamente longo para os padrões da indústria. Existem, contudo, várias alternativas para acelerar o tempo de resposta mantendo níveis aceitáveis de confiabilidade. A aplicação de modelos de resistência em porosidade distribuída, métodos de alta ordem, a extrapolação de valores preliminares e curvas de respostas são algumas das alternativas que serão exploradas. Pontos fortes e fracos serão discutidos bem como as perspectivas futuras.

Realização

Patrocínio

Apoio

Organização